A técnica da instalação

É um curioso e quer conhecer as especificidades técnicas de uma instalação de ar condicionado? Então, fique por aqui.

Coloquemos o cenário de instalação de um ar condicionado split

Se for um leitor assíduo do nosso blogue, já sabe que um ar condicionado split é aquele que se divide em duas partes: a unidade condensadora (exterior) e evaporadora (interior). Uma correta instalação tem como fio condutor a adequada comunicação entre as estas duas unidades. Unidas através de um canal que conduzirá um conjunto de fios e de tubos, a distância entre as respetivas unidades deve ser a mais curta possível, minimizando perdas de carga (perdas de pressão) no trajeto do ar dentro dos ductos, ao mesmo tempo que diminui o consumo de energia. Mas há outros aspetos a ter em consideração quando o tema for a instalação do ar condicionado. Ora leia:

1º O local de instalação

O local de instalação é determinante para um bom funcionamento do seu equipamento de ar condicionado. A escolha do melhor local de instalação deve ser feita por um técnico especializado. Só assim, poderá ter a garantia de que o seu ar condicionado terá o melhor rendimento. Por exemplo, sabia que o ar condicionado não deve ser instalado em paredes onde há forte incidência do sol? O aquecimento da superfície aumenta a temperatura do ambiente e faz com que o equipamento trabalhe ainda mais para garantir a refrigeração. Outra entre as demais situações a ter em conta é a de que os equipamentos precisam ser instalados em paredes bem niveladas e sem humidade. Como já dissemos, é trabalho de especialista! Poderá agendar uma visita do nosso técnico a sua casa, sem qualquer custo! Não se esqueça a instalação do ar condicionado é o primeiro passo para uma boa satisfação com a performance do seu equipamento.

2º Drenagem de água condensada

Normalmente, a água é eliminada por gravidade e para isso é necessário um local para conectar a mangueira de água condensada da evaporadora. Se a casa é nova, é possível criar um ramal independente para eliminação da água pelo dreno. Mas, se já for antiga e não houver uma saída próxima, poder-se-á optar pela instalação de uma bomba de drenagem. Esta conduz a água condensada até o ponto definido.

3º Alimentação elétrica

A capacidade elétrica da sua casa é muito importante. Terá de verificar se possui voltagem monofásica ou bifásica e ver qual o nível indicado de carga elétrica para instalar mais um equipamento. Este tipo de informação deve ser sempre verificada com um eletricista. Cabe, também, informar as especificações do equipamento para o dimensionamento de disjuntores e fios, com vistas a garantir a alimentação correta.

Mais algumas dicas técnicas:

A conexão da tubagem de cobre no ar condicionado split é de extrema importância, pois um flange mal feito pode ocasionar a perda de gás e, em consequência, queimar o compressor.

Por outro lado, a aplicação de um isolante térmico flexível impede o ganho de calor nos tubos de cobre, bem como a condensação, gerando melhor rendimento e economia de energia.

É isto e muito mais! Mas não se preocupe, a Megaclima tem técnicos credenciados à medida das suas expectativas! Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) e saberá do que realmente precisa!