A ventilação e a qualidade do ar

Em primeiro lugar, devemos realçar que quando falamos de exaustores, estamos necessariamente a apontar a importância de uma boa ventilação para a qualidade do ar. O espaço, esse pode ser doméstico ou industrial. Quer um quer outro estão sujeitos aos agentes contaminantes, à poluição, aos bolores, humidades e afins. Com a saída do ar viciado e a entrada de ar novo, pode assegurar-se a renovação correta e controlada do ar ambiente, a salubridade dos locais e o conforto das pessoas. Os locais ventilados permitem criar em espaços fechados um ar respirável. Adaptando os caudais extraídos e induzidos nos locais que contêm contaminantes, obtém-se um ambiente mais confortável e mais puro.

Porquê um exaustor de telhado?

Se pensar no interior de uma casa, facilmente identificará os exaustores de janela, de casa de banho, de cozinha. Em Portugal, o tipo de ventilação mais comum em edifícios de habitação é o sistema misto, que assenta numa ventilação natural, mas com ajuda de uma extração mecânica, em especial nas cozinhas. Se falarmos num contexto industrial, já teremos outros tipos de equipamento que garantem uma ventilação adequada. O exaustor de telhado pode ser um deles.

Ventilação Natural ou Mecânica

O exaustor eólico, por exemplo, é um tipo de exaustor de telhado que aproveita o deslocamento das massas de ar e o efeito de convecção da massa de ar interna para proporcionar uma exaustão ininterrupta que vai ventilar e renovar o ar do ambiente. Mesmo sem ventos, as massas de ar quente interior tendem a subir, fazendo uma pressão interior que vai fazer girar o exaustor de telhado eólico. Estes são de fácil instalação, adaptando-se a qualquer tipo de telhado, sem alterações estruturais. Este tipo de exaustor de telhado é um sistema de ventilação natural. Estes equipamentos não produzem ruídos ou vibrações, não tem custos operacionais e apresentam um funcionamento ininterrupto e absolutamente seguro.

Se escrevermos sobre um sistema mecânico, podemos, por exemplo, descrever uma caixa de ventilação equipada com ventiladores centrífugos, acionados por motores de 230V e com bocas de ligação a condutas de extração que, depois, culminam num chapéu de telhado.

A eficácia de um ou outro tipo de exaustão poderá ser comprometida com uma inadequada instalação. Optar por um ducto estreito, muito longo ou com muitas curvas ao longo de sua extensão… Eis alguns exemplos de uma má instalação.

Prefira uma empresa certificada, com experiência comprovada no mercado, detentora de prestigiados prémios e com a máxima de um compromisso total para com o seu cliente. Prefira a Megaclima!

Contacte-nos já! Ligue-nos para o nosso número 219 253 300 ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt