Questiona-se muitas vezes sobre o que é realmente um ar condicionado eficiente? Como é que esta eficiência se traduz em poupança e real eficácia em termos de sustentabilidade? Para já avançamos que um ar condicionado eficiente é aquele que aquece e arrefece o seu espaço, usando a menor quantidade de energia possível, sem perder eficácia e desempenho.
Existem vários fatores que podem afetar a eficiência de um ar condicionado. Falamos, por exemplo, das classificações SEER (do Inglês Seasonal Energy Efficiency Ratio) e SCOOP (do Inglês Seasonal Coefficient of Performance), da manutenção correta e frequente do equipamento, se está bem dimensionado em termos de potência para o ambiente a ser climatizado… O resultado de eficiência energética tem de ser aferido num contexto de vários aspetos. Um ar condicionado A+++ tem um menor consumo efetivo se forem cumpridas todas as circunstâncias para um funcionamento correto.
SEER e SCOP
Entre as várias informações, na Etiqueta Energética dos ares condicionados, é possível saber o nome do fabricante ou marca, a emissão de ruído no interior e exterior do espaço, o consumo energético anual em kWh e ainda o SEER e o SCOP.
Vejamos melhor o que são estes termos.
SEER – é uma medida da eficiência de um sistema de ar condicionado em termos de arrefecimento. Representa a proporção da saída de ar frio durante uma determinada estação do ano, dividida pela energia consumida em watts-hora durante o mesmo período. Quanto maior a classificação SEER de um sistema de ar condicionado, mais eficiente é o equipamento nesta função. As classificações do SEER levam em consideração tanto a eficiência operacional quanto a eficiência em modo standby. A eficiência operacional refere-se à eficiência com que o sistema arrefece durante o seu funcionamento, enquanto a eficiência em modo standby mede a eficiência com que o sistema usa energia quando não está em funcionamento ativo.
SCOP – é uma medida da eficiência de um sistema de ar condicionado em termos de aquecimento. O SCOP é calculado dividindo a produção de calor durante uma estação de aquecimento típica pela quantidade de energia que consome em watts-hora durante o mesmo período. À semelhança do que acontece no cálculo do SEER, também considera as flutuações de temperatura e os períodos de standby.
Estes dois indicadores conseguem fornecer uma indicação clara e fiável da eficiência energética típica ao longo de uma estação completa de aquecimento ou arrefecimento. Mas há mais a ter em linha de conta, quando se tratar de aferir os diferentes rácios.
Ter um ar condicionado A+++ é, sem dúvida, escolher um equipamento que contenha estas tecnologias otimizadas e com os seus componentes no maior escalão de qualidade e performance.
Ar condicionado A+++ tem o melhor consumo de energia. Mas não é só isso que reduz os seus custos!
Já sabemos que poupar no consumo do ar condicionado não se trata apenas de considerar o que vem na etiqueta energética. Há um conjunto de fatores que deve ter em conta. Resumindo:
- Altas classificações SEER e SCOP: elevados níveis de eficiência energética de um sistema de ar condicionado em termos de arrefecimento e aquecimento (como tivemos oportunidade de explicar acima).
- Potência adequada: se, por um lado, um ar condicionado tem uma fraca potência para climatizar o espaço, este trabalhará sempre num nível de esforço, o que leva a um maior consumo de energia e ao aumento do desgaste do sistema. Da mesma forma, um sistema sobredimensionado irá ligar e desligar com frequência, desperdiçando energia e levando a flutuações de temperatura desconfortáveis. O nível ideal de eficiência de um aparelho AC é determinado também pela relação entre potência e área do espaço a climatizar. Mas não é só a área. Já ouviu falar de cálculo térmico?
- Componentes eficientes energeticamente: compressores e ventiladores de alta eficiência podem ajudar a reduzir o consumo de energia de um sistema de ar condicionado. Motores de velocidade variável também podem ajudar nesta missão eficiente, ajustando a velocidade do compressor e do ventilador de acordo com as necessidades do utilizador.
- Manutenção regular e correta: Falamos de limpeza, interior e exterior, substituição de filtros de ar, verificação dos níveis de gás refrigerante e de garantir o fluxo de ar adequado. Nos nossos contratos de assistência e manutenção, pode ver como conseguimos assegurar a continuidade da eficiência de um sistema de ar condicionado e prolongar a sua vida útil.
Não há dúvidas, um sistema de ar condicionado com melhor desempenho de eficiência é aquele que fornece o conforto térmico ideal enquanto usa a menor quantidade de energia possível, resultando em contas de energia mais baixas e menor impacto ambiental. Mas não se esqueça: não depende só do equipamento. Também depende de si!
Como posso ajudar na eficiência do meu equipamento de AC?
Existem várias práticas, muito simples, que podem ajudar o seu ar condicionado a ser ainda mais eficiente. É poupança na certa! Eis algumas:
- Quando ligar o seu aparelho de ar condicionado, não ajuste a temperatura para um valor limite. Se o fizer, não vai arrefecer ou aquecer a casa de forma mais rápida. O que acontece são esforços desnecessários que se traduzem em custos também eles desnecessários;
- O temporizador pode ser um ótimo aliado, no que toca à eficiência. Configurar o tempo de funcionamento do aparelho evita esquecimentos e custos adicionais;
- Investir em infraestruturas com bons isolamentos, a instalação de toldos, fechar os estores ou correr as cortinas são medidas eficazes para manter a temperatura em casa e reduzir a necessidade de recorrer à climatização;
- É importante posicionar os aparelhos de ar condicionado em locais que não sejam atingidos pelo sol diretamente, tendo também o cuidado de garantir uma boa circulação de ar;
- Em qualquer estação do ano, a ventilação é uma ótima maneira de promover a circulação do ar em sua casa, quer se trate de muito calor no verão ou de excesso de humidade no inverno.
Só mais um conselho. Tecnologia Inverter, diz-lhe alguma coisa?
Responsável por um funcionamento estável, sem picos de energia, a tecnologia inverter presente nos ares condicionados e outros eletrodomésticos ajusta a velocidade de rotação do motor do equipamento, com vista a um funcionamento contínuo e não intermitente.
Toda a informação, todo o serviço de excelência, toda a equipa altamente especializada está à distância de um contacto! Ligue-nos para o número 219 253 300, envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online! Nós somos a Megaclima!