Ar condicionado com instalação: O que deve saber – Megaclima

Quando se pensa em ar condicionado, há uma série de variáveis a ter em conta. Começamos sempre pela escolha do melhor equipamento, passamos à compra, procedemos à instalação e teremos de nos preocupar com a assistência e manutenção. Quatro fases que fazem parte do trabalho de equipa da Megaclima!

Já não é a primeira vez que reforçamos a importância da instalação de equipamentos de climatização por profissionais credenciados e experientes. Uma correta instalação vai ditar os próximos anos de funcionamento do seu ar condicionado.

Porquê escolher uma empresa e não fazer você mesmo?

É uma tarefa arriscada, não acha? Com certeza que encontra muitos vídeos e tutoriais sobre a instalação de ar condicionado, mas optar por esse caminho não é a melhor escolha. Há uma série de etapas que têm de ser completamente respeitadas para não comprometer o seu equipamento e, claro, investimento. Peça-nos o preço do ar condicionado com instalação e não pense duas vezes!

Sabe, por exemplo, quais os materiais básicos necessários?

Eis alguns exemplos:

– Tubos em cobre (também chamados de tubagem frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica especificada no equipamento;

– Tubos de isolamento térmico;

– Tubos de PVC para drenagem da água ligados à rede pluvial do imóvel (residência ou empresa);

– Fiação elétrica com cabos dimensionados conforme a carga térmica do ar condicionado;

– Disjuntores exclusivos para cada unidade.

E quanto às ferramentas e aparelhos?

Multímetro, alicate de crimpagem, universal e de corte, amperímetro, termómetro digital, conjunto de curvadores e aborcardadores, cilindro de recolha, bomba de vácuo, manómetros e manómetro de vácuo, balança de carga de gás… Entre muitos outros! É uma lista exaustiva em que nem deve querer pensar, quanto mais usar! Vale a pena saber o preço do ar condicionado com instalação. Pergunte-nos qual é?

Cuidados importantes a ter com a unidade exterior… Sabe algum?

A condensadora ou unidade exterior não se deve instalar nas seguintes condições:

– Em locais fechados, isolados do ambiente exterior, em locais com ventos predominantes, expostos a muita poeira;

– Não deve haver uma distância e desnível maiores do que a capacidade que a máquina permite;

– Em locais com muita humidade, irregulares ou desnivelados;

– Próximo de fontes de calor, exaustores ou gases inflamáveis.

E se quiser instalar um AR CONDICIONADO SPLIT?

Tomemos como exemplo a necessidade de instalar um equipamento split. Já sabe o que é o ar condicionado split? Sumariamente, quando dizemos “split”, em tradução livre do inglês, estamos a dizer “separado” ou “dividido”. Assim, no contexto do ar condicionado, significa que este se divide em unidade condensadora (exterior) e evaporadora (interior). As unidades condensadora e evaporadora, bem como o compressor estão interligados. Caso um não venha a funcionar corretamente, todo o sistema será comprometido. Conheça melhor o funcionamento entre as unidades aqui.

Certificação

Um dos requisitos da empresa instaladora de ar condicionado split, senão o mais importante, é ser certificada. A CERTIF procede à certificação do serviço das empresas que executam atividades de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, nos termos estabelecidos no Regulamento (UE) nº 517/2014, Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 e no Decreto-Lei nº 145/2017 de 30 de novembro. Esta trata-se de uma certificação obrigatória, que exige por parte da empresa vários requisitos, nomeadamente que possuam, no seu quadro de pessoal, técnicos certificados para o manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa.

Evite falhas e assistências frequentes!

Tenha em linha de conta que fazer a instalação da maioria dos equipamentos de climatização (ar condicionado, cortinas de arventilação, entre outros) deve ser tarefa para profissionais experientes e credenciados. Não arrisque ter problemas com o desempenho dos seus equipamentos, de ter custos elevados de energia ou de ter de pedir assistência para resolver falhas que podiam ser evitadas com uma completa e rigorosa instalação. Instalar as unidades interior e exterior em locais inadequados, não realizar o procedimento de vácuo, não efetuar testes de fuga… Eis alguns riscos que corre se não escolher uma empresa certificada!

O que pode falhar na montagem de ar condicionado?

Com um leque cada vez mais vasto de opções de modelos de ar condicionado e com uma tecnologia cada vez mais avançada e a pensar no seu público, mesmo assim, há muitos clientes pouco satisfeitos com a performance do seu equipamento. Na realidade, o maior motivo por trás desta frustração está nos erros aquando da montagem de ar condicionado.

Não verificar os drenos

Os drenos são uma parte importante da montagem deste tipo de equipamento, evitando que a humidade fique dentro do ambiente. Quando mal instalados, podem liberar partículas que causam infiltrações em tetos e paredes próximos do ar condicionado. O problema pode ser evitado com uma verificação preventiva após a instalação dos mesmos.

Não escolher o local mais adequado

O local onde deve ser montado o ar condicionado não pode ser escolhido com propósitos estéticos. Escondê-lo para que não fique no ângulo de visão não é boa escolha. O ar condicionado precisa de ser montado num local fresco e bem ventilado. As paredes com forte exposição solar, por exemplo, não são boa ideia! Livre do calor e do ar concentrado, o seu ar condicionado funcionará muito melhor e terá uma maior durabilidade.

Comprometer as trocas de ar

Para ocorrerem trocas de ar de forma correta é necessário garantir que há área suficiente. Ao manter o equipamento em espaços apertados ou em contacto com objetos que obstruem a passagem de ar, corre o risco de danificá-lo rapidamente.

Não usar condutas adequadas

As condutas apropriadas evitam as fugas de ar e otimizam o desempenho do seu ar condicionado. Estas são fabricadas de acordo com o tamanho do equipamento e variam de modelo para modelo. A escolha das condutas e respetivas peças é muito importante. Não se coíba de perguntar ao técnico responsável se esta escolha foi bem calculada.

Não testar as funcionalidades do equipamento

Após montagem, o técnico deverá fazer um teste de funcionamento para garantir que o seu ar condicionado não tem falhas. É importante também verificar se existe alguma fuga no gás para refrigeração, algo que pode prejudicar bastante a performance do equipamento. Quando a unidade sofre uma perda considerável de gás — igual ou maior que 10% —, o consumo energético aumenta muito. Evitando estas fugas, está a fazer um consumo energético consciente, para além de que não sofre aumento de custos.

Escolher entre várias marcas e modelos

A Megaclima convida-o a conhecer uma montra variada de equipamentos de climatização, em que o ar condicionado tem um destaque especial. Basta clicar aqui, para conhecer as diferentes características e respetivos preços de ares condicionados da Daikin, Mitsubishi Electric, LG, Samsung, Panasonic, entre outros.

Assistência e manutenção

Para além de um bom equipamento, que foi corretamente instalado, o seu desempenho estará sempre ao nível das expectativas se for rigoroso quanto à sua manutenção e assistência técnicas. Quer se trate de uma manutenção curativa (alguma falha nos sistemas mecânico, de ventilação ou eletrónico) ou preventiva (higienização do ar condicionado, por exemplo), a Megaclima apresenta uma solução à medida de cada caso. Conheça aqui as condições gerais dos nossos contratos de manutenção e assistência.

Comprar com a Megaclima

É uma compra segura, confiável e de qualidade! Uma empresa certificada, no mercado há mais de 25 anos, com uma elevada credibilidade, já premiada e com as melhores referências de especialistas e clientes! Os quadros técnicos são de longevidade na empresa, têm formação contínua, são certificados pelo ministério do ambiente e possuem um nível de competência e educação acima da média. A nossa equipa de suporte ao cliente vai explicar-lhe todo o processo de negociação, desde à aceitação de proposta até ao final da instalação do seu ar condicionado. Para que possamos ser mais exatos, sem qualquer custo, por que não pede uma medição grátis de um dos nossos técnicos?

Megaclima consegue apresentar-lhe um preço do ar condicionado com instalação muito competitivo.

Por que espera para entrar em contacto connosco
Telefone: 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional)
Email: geral@megaclima.pt

Rapidamente, enviar-lhe-emos uma proposta detalhada da melhor solução de ar condicionado com instalação!