Ar condicionado no verão

Ainda com o tempo instável e com chuva, já planeamos dias quentes de glória! Pois, assim o será se o ar condicionado for seu aliado para combater as temperaturas altas! Todos sabemos o que se sofre durante as ondas de calor, se não estivermos num local bem fresco e climatizado. As altas temperaturas interferem nas atividades quotidianas das pessoas, atrapalhando a concentração e o próprio metabolismo. Vale a pena o investimento?! Claro que sim! E não é só para o verão. Ter conforto térmico durante todo o ano é ter qualidade de vida.

Perigos das ondas de calor

O perigo mais saliente numa onda de calor é a desidratação. Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede, é imperativo. O nosso corpo trabalha para conseguir manter uma temperatura constante de 37ºC.
Em períodos de calor, o corpo produz suor e é esta a forma que permite o seu arrefecimento, à medida que o suor produzido se evapora. Quando os níveis de humidade do ar aumentam, o suor não consegue evaporar tão depressa como seria aconselhável. Nestas circunstâncias, a temperatura do corpo aumenta e o consequente aumento da produção do suor pode levar à desidratação excessiva. Existe também o perigo de esgotamento. Trata-se da alteração do metabolismo hidroeletrolítico provocada pela perda excessiva de água e de eletrólitos pela sudação.
Em qualquer dos casos, pessoas idosas, pessoas com hipertensão arterial, doenças crónicas e crianças são especialmente afetadas. Controlar a temperatura com o ar condicionado no verão é uma ajuda sem igual!

Qual a temperatura ideal no verão?

Afirmar que existe uma temperatura ideal, independentemente da estação do ano, não é um tema consensual. De facto, a temperatura ideal é moldada ao metabolismo e conforto de cada um. Mas se tivéssemos que dizer um número para o verão, certamente iria rondar os 22ºC, 23ºC. Esta é a temperatura que não só proporciona o conforto ideal para as pessoas, como também garante uma economia na conta da luz do final do mês.

Otimize o uso do seu ar condicionado!

Ligar o aparelho em temperaturas muito baixas na esperança de refrescar rapidamente o ambiente e só depois configurar a temperatura correta é uma prática ineficiente, para além de que vai sobrecarregar o seu ar condicionado. Para otimizar o uso do equipamento e conseguir sem esforço a temperatura que pretende:

 – feche portas e janelas, evitando a entrada do ar quente e a saída do ar frio;

– mantenha cortinas e estores fechados para bloquear a luz e o calor do sol;

– programe o timer para economizar energia em dias menos quentes;

– desligue aparelhos que não estão a ser usados, porque libertam calor.

Preparado para configurar a temperatura do ar condicionado no verão? A Megaclima está disponível para qualquer esclarecimento. Vendemos, instalamos e damos assistência técnica. Entre em contacto connosco através do número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), preencha o formulário online ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .