Cortina de ar quente

Na apresentação do equipamento de climatização “cortina de ar” está incluída a diferença entre a cortina de ar quente e a cortina de ar standard, bem como a enumeração dos diferentes tipos de instalação, desde a parietal à mural, não esquecendo os modelos encastráveis.

As cortinas de ar, na sua generalidade, têm por objetivo reduzir as trocas de ar entre os ambientes interior e exterior. Digamos que, com este equipamento, criamos a barreira ideal entre duas áreas de temperatura diferentes. Com aplicação comercial e industrial, a cortina de ar ajuda a eliminar as flutuações da temperatura interior, ajudando a manter um ambiente térmico estável, ao mesmo tempo que se reduz significativamente os custos de energia.

Cortinas de ar quente e standard

A diferença entre estes dois tipos de cortina de ar é simples: uma possui a função de aquecimento e a outra não. Os modelos de cortina de ar quente podem ser usados para aquecimento a 50% ou a 100% ou sem aquecimento (ideal para o verão, altura em que o ar interior está a ser arrefecido pelo ar condicionado). A cortina de ar quente possui uma bobina (elétrica, de água quente/fria, de vapor, de gás direto ou indireto, de expansão direta, etc.) para aquecer ou arrefecer o jato de ar. O aquecimento evita que se sinta um jato de ar frio na zona de passagem e permite aquecer o ar que eventualmente possa entrar.

Vantagens Cortina de Ar

Quer se trate de uma cortina de ar quente ou standard, não há dúvidas quanto a uma série de vantagens na utilização deste tipo de equipamento. Tomemos como exemplo a aplicação da cortina de ar em espaços comerciais:

– Há uma redução dos consumos de energia relativos à climatização do espaço comercial, minimizando as perdas e ganhos térmicos que resultam do constante abrir e fechar de portas;

– A entrada e a saída dos clientes são libertas, sem portas pelo meio, favorecendo quer a entrada de potenciais novos clientes (não existe uma barreira física que os impeça de entrar), quer a saída daqueles que já o são (o cliente não precisa de empurrar a porta quando tem as mãos ocupadas);

– O cliente não sofre choques térmicos no interior do estabelecimento comercial (existe uma maior uniformidade da temperatura em todo o espaço);

– Os funcionários que tenham o seu posto de trabalho localizado perto da porta de entrada/saída não estão sujeitos às correntes de ar geradas de cada vez que é aberta a porta;

– Existe uma maior rapidez e segurança no tráfego de pessoas e/ou equipamentos, com o previsível aumento de comércio daí decorrente;

– Existe uma redução dos custos de limpeza, já que há uma diminuição significativa da entrada de fumos, odores, pó e insetos para o interior do espaço comercial;

– A existência de uma área de conforto térmico é propícia à realização de negócios.

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