Declare guerra ao bolor!

Vamos diretos ao assunto: para as casas terem bolor não precisam de ser velhas e húmidas. As casas novas também estão na rota daquilo que pode ser uma verdadeira praga, basta estarem reunidas todas as condições para a sua proliferação! Condensação nas paredes e tetos, infiltrações provenientes das canalizações, falta de exposição solar ou apenas altos níveis de humidade do ar, a par de um pobre arejamento natural e/ou artificial, podem estar na origem do tão mal afamado bolor. Em nossas casas, as casas de banho e cozinhas são, regra geral, os primeiros alvos, sobretudo se forem espaços pequenos, que não têm um sistema de extração eficaz. Ter um desumidificador de ar em casa vai, certamente, ajudar!

O que é o bolor?

O bolor – ou mofo – é um fungo multicelular que forma uma rede filamentosa, o micélio, que por sua vez é composto de filamentos individuais, as hifas. Estas produzem os esporângios, onde se encontram os esporos que são responsáveis pela reprodução do fungo.

É esta reprodução que vai gradualmente destruindo os revestimentos das paredes e dos tetos, e, em casos mais graves, até pode comprometer a estrutura. Normalmente, o que acontece é o estuque ou a tinta ficarem estragados, descascados, estalados ou no mínimo manchados (manchas escuras em superfícies claras ou manchas esbranquiçadas em superfícies escuras). Por outro lado, estes fungos são responsáveis pelo aparecimento de doenças respiratórias, sendo as crianças e os idosos especialmente sensíveis.
Já lhe dissemos que um desumidificador de ar por ajudar?

O crescimento dos fungos

Em habitações ditas “normais” já foram descobertos cerca de 200 tipos de fungos diferentes. No início, é muito difícil detetar a existência dos fungos. As hifas são transparentes e quando se tornam visíveis para o olho humano já começou a produção de esporos. Nesta fase, o bolor já está profundamente ancorado e bem desenvolvido. Quando os esporos já formaram colónias e as manchas já estão a “decorar” o espaço ou o odor a mofo é insistente… Só aqui se dá conta do problema.

O bom bolor

Note que o bolor que aqui descrevemos é muito diferente daquele é positivamente usado em diversos setores da indústria. Falamos-lhe, por exemplo, na produção de queijos como o Roquefort ou o Gorgonzola, assim como na medicina onde o mais famoso exemplo é o “Penicillium Chrysogenum”, fungo a partir do qual foi criada a vacina de Penicilina.

Para estarmos num ambiente saudável, com uma boa climatização, precisamos de uma temperatura entre os 20 e os 22ºC e de um nível de humidade entre os 40 e os 60%. Um bom equipamento de desumidificação vai trabalhar em prol destes objetivos.

Conheça as nossas marcas e modelos aqui! Depois, é só ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt . Na Megaclima, vai com toda a certeza encontrar o equipamento certo para si!