Como desinstalar o ar condicionado

Vai mudar de casa? Não quer comprar um novo ar condicionado? Sim, é preciso desmontar o seu atual equipamento. O conhecimento é de área técnica. Procure alguém especializado!

Apesar da variedade e acessibilidade ser cada vez maior, investir num ar condicionado ainda implica esforço e queremos que este custo compense. Se vai mudar de casa e o seu ar condicionado é um bom equipamento que vale a pena manter ou se pretende simplesmente adquirir um modelo mais recente e com maior tecnologia, o processo de desinstalação é um passo que tem de ser dado. Mas, vamos já combinar o seguinte: desinstalar o ar condicionado, à semelhança da sua instalação, exige Know-How, perícia e rigor técnico. Desinstalar o ar condicionado é uma tarefa para os profissionais da matéria. Conhece a equipa da Megaclima?

O processo da desinstalação

Um dos passos mais importantes no processo de desinstalar o ar condicionado prende-se com o gás refrigerante. Tendo em conta o exemplo de um modelo split, isto é, separado entre a unidade interior e exterior, é preciso recolher o gás refrigerante que fica nas duas unidades. Explicando melhor, é necessário fazer com que todo o gás refrigerante que está dividido no ar condicionado vá somente para a parte exterior, também conhecida como condensadora ou para um cilindro, usando ferramentas específicas. Nesta fase, é fundamental conferir o tamanho das tubagens, para verificar se estão de acordo com o recomendado e não ficar gás nas mesmas. Já percebeu porque não pode ser você mesmo a realizar a desinstalação?!

Feita a recolha de gás, podemos enumerar os passos sumariamente:

1- Desligar o ar condicionado da corrente elétrica – comece por desligar o disjuntor responsável pelo aparelho no seu quadro de energia e depois pode fazer o resto das desconexões no aparelho para poder remover as unidades uma a uma;

2- Retirar as tubagens e ligações entre as unidades interior e exterior – é fundamental avaliar o estado das mesmas antes de reutilizá-las;

3- Remova o dreno do ar condicionado – atenção para não derramar alguma água que esteja no dreno e na bandeja;

4- Retire os parafusos de fixação – os parafusos que conectam os elementos têm de ser soltos, o suporte da unidade interior fica atrás e o da unidade exterior fica abaixo;

5- Remova a unidade interior e exterior – A condensadora (unidade exterior) deve ficar sempre em pé, nunca inclinada. Tenha especial cuidado para não deixar cair as unidades;

O que pode correr mal

Na realidade não confiar esta tarefa a um técnico credenciado é logo o primeiro erro! Um erro que pode originar outros tantos e comprometer o próprio equipamento e espaço.

Garantir que o seu ar condicionado não fica danificado é assegurar que todos os procedimentos sejam efetuados de forma correta. A falta de experiência é o suficiente para não saber manusear o equipamento e deixá-lo cair, na hora de tirá-lo da parede, por exemplo. Imagine o perigo que há quando for retirar a unidade exterior de um prédio!

Por outro lado, temos o risco iminente de fuga de gás refrigerante, que pode ser muito nocivo ao meio ambiente e quem frequenta o espaço. Este é de facto uma das etapas mais importantes da desinstalação do ar condicionado. Sem as ferramentas certas, equipamento de apoio e conhecimento técnico, é fácil não conseguir recolher todo o gás das unidades e tubagens.

Mais uma vez chamamos a atenção para o facto de a condensadora precisar de estar sempre em posição vertical. Caso isso não aconteça, quando for reinstalar o seu ar condicionado, poderá ser confrontado com problemas irreparáveis.

A limpeza do ar condicionado

Depois de retirado o equipamento, a limpeza do ar condicionado é outro passo que vai ter de ser respeitado no processo de desinstalação. As equipas de manutenção e assistência fazem uso de produtos específicos para o efeito, sem o uso de jatos ou de água com detergentes – produtos que podem causar até mesmo a corrosão do seu ar condicionado. A limpeza vai desde a limpeza do filtro (que deve ser realizada numa média de 6 meses periodicamente), até à higienização das próprias unidades, tubagens, serpentina, etc. E se vai reutilizar o seu ar condicionado, este está pronto para ser armazenado e transportado.

Transporte do aparelho e reinstalação

Já com a desinstalação bem-sucedida, chega a fase do transporte. Lembre-se de que, após a desinstalação do equipamento, o ideal é protegê-lo com material adequado para evitar os efeitos do mau tempo ou demais condições que possam deteriorá-lo. Além disso, recomenda-se também que as conexões do aparelho sejam lacradas com fita isolante para evitar a entrada de algo nas tubagens do ar condicionado.

Claro que tem de ter os devidos cuidados quando transportar o seu equipamento, sobretudo quando falamos da unidade exterior (condensadora). Como já tivemos a oportunidade de referir, a condensadora não pode tombar, por isso, recomenda-se que a unidade seja mantida sempre de pé, com inclinação máxima de 30º. Caso esta exigência não seja cumprida, será preciso manter o aparelho desligado e de pé por cerca de 2 horas antes da reinstalação. Já a unidade evaporadora (interior), esta poderá ser transportada sem grandes preocupações, tomando os cuidados básicos para prevenir quedas ou impactos.

Como descartar um ar condicionado usado?

Se vai comprar um novo ar condicionado e não reutilizar o antigo, então deve descartá-lo da maneira correta. Para evitar possíveis danos ao meio ambiente ou à saúde humana, resultantes da eliminação descontrolada de resíduos, recicle-o de forma responsável, promovendo a reutilização sustentável de recursos materiais. Para deitar fora o seu equipamento usado, use os respetivos depósitos de reciclagem ou entre em contacto com o revendedor onde foi comprado.

Tanto o fabricante do equipamento quanto o instalador são fundamentais no momento de desinstalar e instalar o ar condicionado. Evitando acidentes ou prejuízos, o ideal é contar com ajuda especializada.

A Megaclima conta com uma equipa de técnicos credenciados, com longevidade na empresa e anos de experiência de grande qualidade! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Estamos aqui para si, desde o projeto de climatização até à compra do equipamento, sem esquecer as fases da instalação ou desinstalação!