A higienização do ar condicionado é uma das partes integrantes da manutenção deste tipo de equipamento. Tendo em conta o funcionamento do equipamento, a necessidade de limpeza do ar condicionado é no mínimo a cada seis meses. É esta limpeza, a par de uma regular e adequada manutenção, que vai garantir um bom funcionamento do ar condicionado, tornar a climatização mais saudável, prolongar a vida útil do aparelho, reduzir o custo de energia e evitar o surgimento de doenças respiratórias, como alergias e irritações.
Vantagens da higienização do ar condicionado
Como já dissemos a limpeza do ar condicionado é essencial para que o equipamento desempenhe as suas funções com a melhor performance, fazendo com que aproveite todas as suas potencialidades. Isto porque:
– Evita a acumulação de bactérias, fungos e ácaros no equipamento;
– Previne fugas;
– Previne o enferrujamento e corrosão das peças, prolongando a vida útil do equipamento;
– Diminui o consumo de energia elétrica;
– Diminui ruídos do funcionamento;
– Evita o mau cheiro.
Mau cheiro?
Sim, é verdade. Uma das principais e mais importantes funções do ar condicionado é filtrar o ar do ambiente do espaço que está a ser climatizado. É por isso que todos os equipamentos de ar condicionado possuem filtros que devem ser limpos com regularidade. Todavia, a sujidade mais fina entra no interior do aparelho e em contacto com a humidade da serpentina. Estão, portanto, criadas as condições ideais para a formação de mofo. O mau cheiro no ar condicionado é nada mais, nada menos do que sujidade e mofo acumulados durante um longo período sem limpeza e higienização. Por outro lado, a mangueira de dreno do ar condicionado, quando não embutida ou canalizada, pode ficar exposta do lado de fora de casa. Nestes casos, quando há mau cheiro, é provável que venha do exterior, sendo que o ar condicionado puxa-o para dentro do ambiente.
Limpeza de filtro
Há quem arrisque a limpar o filtro do ar condicionado sem ajuda profissional. Não é aconselhável. Primeiro, trata-se apenas de um cuidado básico e não dispensa a higienização completa do seu equipamento, mas mesmo assim deixe este assunto para quem sabe o que faz. Usar produtos e dicas inadequados podem danificar todo o seu investimento e comprometer o bom funcionamento do seu ar condicionado. Por exemplo, NUNCA deverão ser usados produtos químicos para fazer a limpeza do filtro ou para aplicar na serpentina do aparelho!
Nós podemos ajudá-lo na manutenção do seu equipamento de ar condicionado. E se for uma empresa, temos contratos de manutenção e assistência técnica feitos à medida de cada necessidade!
À distância de um telefonema, tem o problema resolvido! Não espere mais e ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .