O que entende por climatização?

Genericamente, climatizar é ter o controlo sobre as condições ambientais de um espaço fechado. Quando falamos de condições ambientais, estamos a incluir a temperatura, a humidade, a qualidade e a velocidade do ar num local. Todo este processo de alteração e tratamento do ar, a climatização, é protagonizado pelas funções de aquecimento, arrefecimento, humidificação, desumidificação e ventilação. Vamos saber mais um pouco sobre estas?

Aquecimento

Na função de aquecimento, é possível controlar a temperatura mínima no local. Esta função de climatização é levada a cabo por diferentes equipamentos, que vão desde os aquecedores tradicionais, passando pelo aquecimento central ou acumuladores de calor, até aos ares condicionados. Se a sua escolha for o ar condicionado, tire todas as suas dúvidas com a equipa de apoio ao cliente da Megaclima! Por agora, há que deitar por terra o mito de que o ar condicionado gasta mais no modo de aquecimento. Um equipamento de ar condicionado gasta mais energia quanto maior for o esforço para atingir a temperatura selecionada. Isto acontece para aquecer e para arrefecer. O equipamento não gera mais gasto energético no inverno do que no verão.

Arrefecimento

A função de arrefecimento baseia-se no processo de remoção de calor de um espaço fechado. Como o frio consiste na ausência de calor, para diminuir a temperatura tem de se “retirar calor” e não “adicionar frio”. Lembra-se da onda de calor deste ano? Pois, para fazer acontecer a climatização, neste caso, o arrefecimento, no próximo verão, certifique-se de que escolhe o melhor equipamento para as suas necessidades. Se toda a sua casa for quente, e não planeia fazer obras de remodelação, apenas comprar um ar condicionado… Opte por equipamentos multi-split, com uma unidade exterior e duas a quatro interiores.

Humidificação e Desumidificação

Sabemos que nomeamos os processos de aumento e redução do nível de humidade do ar. Mas porquê precisamos deste tipo de climatização? A água na forma de vapor que existe na atmosfera no momento, com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada – isto é a humidade relativa do ar. E a sua importância? O nível de humidade relativa do ar é determinante para a sua saúde! Se este for baixo (menos do que 40%), podem acontecer complicações alérgicas e respiratórias devido às mucosas secas, sangramento pelo nariz, pele seca, irritação dos olhos… Se o nível for alto (acima de 60%), o ambiente é favorável à proliferação de microorganismos, como bactérias, fungos e ácaros que afetam negativamente a nossa saúde.

Ventilação

Chamamos ventilação ao processo de renovação do ar de um espaço. Esta pode ser mecânica ou natural. Saiba mais aqui.

Recapitulando, a importância da climatização está aliada a um conforto térmico que determina, sem dúvida, a sua qualidade de vida!

Ser dono do tempo, falemos metaforicamente, pode ser ser dono de um ar condicionado. O ar condicionado é um sistema de climatização que mais satisfaz o cliente nas suas várias funções. Mas, se pretender apenas um desumidificador, humidificador ou ventilador, não há qualquer problema! Nós temos a solução certa para si!

Na hora de escolher, prefira a Megaclima! Ligue-nos, agora, para o número 219253300!