Onde instalar o ar condicionado

Quando se tratar do local de instalação do ar condicionado, há vários aspetos a considerar.

Depois de adquirir o seu equipamento de ar condicionado, o decorrer do processo passa por escolher o local de instalação mais adequado, culminando na parte técnica propriamente dita. Não se trata apenas de escolher uma parede, caso se trate de um modelo mural, por exemplo. Existem regras e, para além de estas, há o próprio espaço que impõe condicionalismo. Instalar um ar condicionado numa sala não será o mesmo que instalá-lo num quarto. Mas já lá vamos!

Por que devo instalar um ar condicionado?

Porque é o equipamento mais completo de climatização! Com um ar condicionado em casa ou no trabalho, a sua vida será, com toda a certeza, melhor! O que aqui está em causa é o conforto térmico de que poderá usufruir. Com a sua performance em pleno, um bom ar condicionado pode dar-lhe a temperatura ideal, contribuir para os níveis certos de humidade no espaço e ainda garantir um ar leve e respirável. Instalar um ar condicionado é ter mais qualidade de vida! Resumindo, enumeramos aqui algumas vantagens ao comprar um ar condicionado.

4 vantagens do ar condicionado

  • Conforto térmico – a temperatura desejada, o nível de humidade correto, um ar de qualidade.
  • Multifunções – aqui entram as funções primárias de arrefecimento e aquecimento e o cunho da pesquisa em desenvolvimento e inovação. Modelos mais recentes já possuem controlo por comando de voz e modo de funcionamento noturno, muito mais silencioso, por exemplo.
  • Poupança –  a par de um investimento inicial já desmitificado (atualmente o mercado é tão fértil que estes equipamentos já possuem preços muito acessíveis), com a tecnologia inverter existem modelos que conseguem uma poupança de energia na ordem dos 70%.
  • Produtividade – paralelamente ao conforto térmico, a produtividade em ambientes de trabalho é alavancada pelos equipamentos de ar condicionado. Especialistas dizem que, com a temperatura abaixo dos 22ºC ou mais alta do que 26ºC, a produtividade pode cair consideravelmente.

Onde instalar o ar condicionado?

Voltemos então ao tema central deste artigo: onde instalar o ar condicionado? A estética é muito importante e conciliar a decoração da sua casa com o ar condicionado pode ser um desafio. Mas, lembre-se de que deve usufruir em pleno das potencialidades do equipamento. Escondê-lo do ângulo de visão, siga o nosso conselho, não é um bom ponto de partida!

Sem obstáculos por perto

Foquemo-nos nos modelos murais ou de parede. Aquando da instalação do seu ar condicionado, partimos do pressuposto de que o técnico já verificou as condições do espaço e teve em linha de conta vários aspetos importantes para o projeto de climatização. Sendo assim, é certo de que foi escolhida uma parede livre de qualquer elemento decorativo, longe de cortinas ou móveis. A circulação do ar não deve estar obstruída. A parede deve ser bem nivelada e sem humidades. Por outro lado, é importante que o ar condicionado não interfira com outras instalações, como elétrica, hidráulica ou de gás.

Longe da forte exposição solar

Uma parede muito exposta ao sol não é um bom local para instalar o seu ar condicionado. O grande aquecimento da superfície aumenta a temperatura do ambiente e faz com que o equipamento trabalhe ainda mais para garantir o arrefecimento. Há uma sobrecarga que deve ser evitada, quer em termos de custos com a energia quer no que diz respeito ao desgaste e diminuição da vida útil do próprio ar condicionado.

Atenção aos aparelhos elétricos

Deve de ter em atenção que a unidade interior não poderá ser colocada acima da televisão ou de qualquer outro equipamento elétrico. Imagine um cenário de fuga de água. Evite danificar os restantes eletrodomésticos!

Não esquecer a distância do teto

Nunca é demais lembrar que o seu ar condicionado deve estar o mais centralizado possível, de preferência voltado para a maior área do ambiente, para um arrefecimento ou aquecimento uniformes. Na parede, procure conseguir montá-lo na maior altura possível, respeitando sempre uma distância de 15 cm do teto, para facilitar a acessibilidade e limpeza e permitir a circulação do ar.

E a unidade exterior?

Pois, é um facto, não nos podemos esquecer da unidade exterior. Quando se trata de um prédio há que respeitar não só a fachada, mas também os restantes condóminos. O ruído pode ser um fator de discordância entre vizinhos. A escolha de um modelo silencioso é fundamental! E, neste seguimento, instale a unidade exterior:

  • Em locais abertos, sem isolamento do ambiente exterior;
  • Em locais sem ventos predominantes, expostos a muita poeira;
  • Em locais sem humidade, regulares e nivelados;
  • Em locais distanciados de fontes de calor, exaustores ou gases inflamáveis.

Por que devo contratar uma empresa para instalar o meu ar condicionado?

Instalar um equipamento de ar condicionado não é tarefa para técnicos não credenciados quanto mais para pessoas sem qualquer experiência neste contexto. Esta instalação requer etapas exigentes e é todo um processo para quem tem perícia e conhecimento técnico. Imagine que se depara com uma fuga, um curto-circuito ou outra falha elétrica? Sabe lidar com uma destas situações? E sabe se tem as ferramentas corretas? Não corra riscos e escolha uma empresa certificada!

A manutenção não deve ser descurada!

A manutenção é exigida para qualquer equipamento, independentemente de se tratar de um modelo de topo ou da gama média. Há peças que se vão desgastando (como é natural) e a própria utilização determinará a vida útil do equipamento. Tem de considerar fazer uma manutenção preventiva, agendando-a sazonalmente. Limpar filtros, rastrear fugas e potenciais falhas, entre outros, é algo que vai garantir a melhor performance do seu ar condicionado, contribuindo para aumentar a sua vida útil. Já conhece as condições de assistência e manutenção da Megaclima?

Desfrute de todos os benefícios do seu equipamento, dê a importância devida ao local onde deve instalar o ar condicionado, quer se trate da unidade interior ou exterior.

A Megaclima dispõe de recursos efetivos para todo o processo, desde a compra à instalação, sem esquecer a assistência e manutenção. Quer receber uma proposta nossa? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha o nosso formulário online.