Qual a potência certa de ar condicionado? – Megaclima

Para responder a esta questão há alguns fatores a ter em conta. Na realidade, para chegar aos BTU’s corretos que o seu ar condicionado deve ter há um caminho a percorrer, ou melhor, um conjunto de perguntas a responder.

Mas, primeiro que tudo, sabe o que são os BTU’s?

Os BTU’s não são mais do que uma unidade de potência, que significa British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica – tradução livre). Através dessa unidade, é possível entender a potência de ar condicionado, em termos de arrefecimento e aquecimento. Assim, quanto mais BTU’s possuir um ar condicionado, maior será sua potência. O ambiente do espaço climatizado será muito mais facilmente arrefecido ou aquecido. Todavia, não é sensato comprar os BTU’s acima ou abaixo do que é necessário. Por um lado, está a dispensar dinheiro e a performance do equipamento se tiver mais BTU’s e, se tiver menos, fará o ar condicionado trabalhar com alto consumo de energia, o que diminui a sua vida útil, estando sempre em esforço. Para além de que não conseguirá o resultado de que necessita.

Como se calcula a potência de ar condicionado?

Tal como dissemos logo no início deste texto, há um conjunto de perguntas às quais deve responder! Deixamos-lhe aqui algumas:

“Que tipo de espaço pretende climatizar? “ – Trata-se de uma residência (apartamento ou moradia), um escritório, uma loja, um armazém ou fábrica?

“Qual o ano de construção?”

“Quanto aos vidros, estes são duplos ou simples?”

“Possui estores? Interiores ou exteriores?”

“Que tipo de caixilharia possuem as suas janelas?” – Alumínio, Alumínio com corte térmico, PVC ou Madeira?

“Qual a área do espaço a climatizar?”

“Qual é a medida de pé direito?”

“Qual a área de janelas e a sua orientação solar?”

Como pode ver, o cálculo da potência de ar condicionado não é assim tão simples e não se resume a uma mera conta. Há muitos aspetos a considerar. Sabia que, para além do acima já referido, o número de pessoas que frequenta o ambiente é muito importante? As pessoas têm carga térmica e emitem calor, só por isso o número de pessoas tem de entrar em todo este cálculo.

E não é a resposta a estas questões que finda o processo. Uma visita do técnico ao local é essencial.

Só conhecendo o local é que se determina ao certo as suas potencialidades e limitações para a instalação de um equipamento de ar condicionado.

No Cotação para Ar Condicionado online da Megaclima encontra estas questões que são imprescindíveis para poder fazer um cálculo térmico do espaço que pretende climatizar. Preencha-o e receba rapidamente uma proposta de equipamento adequado às suas necessidades! E, depois, podemos agendar a visita do nosso técnico ao local, sem qualquer custo!

Já está convencido de que precisa da nossa ajuda para saber a potência de ar condicionado correta para o seu espaço? Não perca mais tempo e ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .