A qualidade do ar no interior das habitações

Todos os dias, ouvimos, lemos, vimos algo relacionado com a poluição. A ecologia é, agora, uma atitude, uma ação imperativa que cabe a toda a sociedade, sem exceção. Ambientalmente sustentável é o adjetivo mais comum atualmente. Todavia, fala-se muito da poluição atmosférica, do ar que respiramos no exterior. Mas se as pessoas passam a maior parte do tempo em ambientes interiores… Não faz sentido também falar da qualidade do ar no interior das habitações, dos escritórios, dos centros comerciais?

Ar poluído em casa

Os contaminantes microscópicos encontram-se suspensos no ar e não só no ar da rua. Aliás, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a poluição interior costuma ser de duas a cinco vezes maior do que a exterior. Preocupante, não é? Em casa, estamos expostos a diversos compostos químicos tóxicos que podem ser encontrados nos produtos do nosso dia-a-dia. Materiais de construção, de revestimento e de mobiliário, a utilização de produtos de limpeza, a ocupação humana bem como a deficiente ventilação e renovação do ar estão na origem da falta de qualidade do ar ar no interior das habitações. Mas há mais… Mofo, bactérias, vírus, pelos de animais e toda a sujidade que trazemos da rua nas roupas e sapatos.

E se também lhe dissermos que, de acordo com um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 80% das cidades em todo o mundo têm níveis de poluição acima dos recomendáveis? Existem muitas medidas a serem tomadas para controlar esta situação, mas também terá de adotar algumas ações para melhorar a qualidade do ar no interior das habitações! A aquisição de equipamentos como purificadores, desumidificadores e ares condicionados vão ajudá-lo a aumentar a qualidade do ar que respira em sua casa, mas existem ações simples que são muito importantes!

As melhores práticas para um ar saudável

Melhorar a ventilação

Abrir janelas e portas, pelo menos duas ou três vezes por dia, manter o interior ventilado com um sistema de ar condicionado. Quando cozinhamos ou tomamos banho, é bom ligar um exaustor, para ajudar a remover os contaminantes e a reduzir a humidade.

Plantas em casa

Algumas plantas podem ajudar a eliminar toxinas do ar. Mas atenção que para que as plantas interiores cumpram a sua função de purificadores de ar naturais, é necessário mantê-las saudáveis. Se não cuidar das plantas, acaba por contaminar ainda mais o ambiente.

Produtos de limpeza Eco

Use produtos de limpeza sem fragrância e evite aerossóis. Por exemplo, os produtos de limpeza não orgânicos podem libertar formaldeído – um composto cancerígeno – quando entra em contacto com o ar.

Fumo é proibido

A acumulação de fumo pode causar um sério impacto na qualidade do ar interior, especialmente em áreas pouco ventiladas. Não fume! E não fume em casa!

Controlar a humidade

O excesso de humidade estimula a formação de mofo e bolor, o que pode causar problemas respiratórios.

A Megaclima vai ajudá-lo na missão de conseguir ar puro em sua casa! Basta Ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .