O ar condicionado doméstico refere-se aos equipamentos ou aparelhos de ar condicionado utilizados para climatizar habitações, escritórios ou pequenos espaços comerciais, como lojas ou cafés.
O ar condicionado portátil funciona da mesma forma que os outros aparelhos de ar condicionado. mas a sua instalação requer uma saída para o exterior para expulsar o ar.
O desumidificador doméstico é utilizado para retirar a humidade do ar. É necessário sempre que a mesma sobe acima dos 60%. Acima de 90% existe o risco de formação de bolor e da propagação de bactérias.
O purificador de ar é um equipamento que tem como único objetivo conseguir um ar leve e respirável, saudável e sem agentes contaminantes. Este aparelho doméstico facilmente pode melhorar a qualidade de vida.
O humidificador é necessário quando a humidade relativa do ar desce abaixo dos 40%. Pessoas mais sensíveis podem sentir uma ligeira dor de cabeça e secura de garganta, nariz e olhos.
O ventilador permite que a qualidade do ar seja mantida no ambiente interior independentemente do desgaste causado pela respiração, transpiração ou por equipamentos, pelos de animais etc…
A cortina de ar é necessária em locais onde as portas têm de estar abertas. Em ambientes climatizados minimiza as trocas de ar com o exterior. Graças à cortina de ar, a perda temperatura é menor no ambiente interno.