Quando compramos um equipamento, de qualquer marca ou modelo, o mais natural é sentirmos perdidos no meio das especificações técnicas contidas na informação da tabela de ar condicionado. Assim sendo, nada como explicar um pouco do que são esses indicadores.
1- Potência em arrefecimento e aquecimento
A potência de arrefecimento de um equipamento de ar condicionado é medida em watts e indica a capacidade de o ar condicionado na produção de ar frio. Existe um conselho e regra básica que deve seguir: se precisar de uma grande potência de arrefecimento, para evitar os choques térmicos, a diferença entre a temperatura interior de um espaço e a temperatura exterior nunca deve exceder 8°C.
A potência de aquecimento, por oposição ao acima descrito, indica a capacidade de o ar condicionado na sua função de aquecimento e também é medida em watts.
2- Potência real consumida
É medida em watts e é uma espécie de média entre a potência máxima prevista do equipamento e o seu consumo efetivo, num funcionamento normal. Estes dados são importantes porque determinam os custos de funcionamento do ar condicionado a longo prazo.
3- Taxa de desumidificação
Atualmente, a função de desumidificação nos equipamentos já é praticamente pré-adquirida e a sua informação encontra-se sempre na tabela de ar condicionado. A taxa de desumidificação expressa-se em litros por dia (l/d). Se este indicador for elevado, significa que se consegue captar mais água do ar e, portanto, é melhor a performance do equipamento que escolheu.
4- Eficiência Energética
A classe de eficiência energética está contida não só na informação da tabela de ar condicionado como também na respetiva etiqueta do equipamento. As unidades com eficiência energética entre A+ e A+++ são as que apresentam uma maior poupança anual de energia. A etiqueta energética que caracteriza estes equipamentos é uniforme, sendo a distinção relativa às funções de aquecimento e/ou arrefecimento. Assim sendo, o SEER (Seasonal Energy Efficiency Rating), índice de cenário de verão, indica o coeficiente de eficiência energética em termos de arrefecimento. Por outro lado, o SCOP (Seasonal Coefficent Of Performance), índice de cenário de inverno, dá-nos o coeficiente de performance em modo de aquecimento.
5- Nível de potência sonora
Este indicador é medido em decibéis. Indica o nível de ruído das unidades interior e exterior do seu equipamento de ar condicionado. Este indicador, hoje em dia, é um dos mais importantes nas necessidades do consumidor.
Para além destas informações, existem muitas outras na tabela técnica de ar condicionado. Se quer saber mais ou tem alguma dúvida, é só ligar para a Megaclima para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional)! Se preferir, envie-nos um email para geral@megaclima.pt .