Ar condicionado & Economia de Energia

Quando o calor ou o frio batem à nossa porta, há um grande aliado pelo caminho: o ar condicionado. Ter um ar condicionado não significa necessariamente que a sua conta da luz vai aumentar muito. Vamos ajudá-lo a usar o seu ar condicionado com a máxima economia!

Cada vez mais, deixamos de lado aquela ideia de Portugal com um clima ameno. Estamos a chegar a um cenário de extremos, com verões muito quentes e invernos que gelam o corpo e a alma! A solução de ter um ar condicionado é a mais adequada no que toca a garantir o nosso conforto térmico. Mas não se pode optar por ter um funcionamento que nos custe muito dinheiro. Conheça algumas formas de como deve usar o seu equipamento sem ter custos excessivos e economizar energia com o ar condicionado.

Como economizar energia com o ar condicionado

Com certas dicas, vai conseguir poupar energia sem ter de desligar o seu ar condicionado. Ora leia:

Comece a poupar logo na compra do seu equipamento

A compra de um equipamento eficiente energeticamente é uma decisão certa e ecológica! O consumidor deve ser atento e devidamente aconselhado no momento da compra. A etiqueta energética do ar condicionado e a sua tecnologia de funcionamento estão ambos intimamente ligados. Um ar condicionado com a tecnologia inverter é, à partida, um aparelho classificado com A+ ou superior.

O que é a Tecnologia Inverter?

A Tecnologia inverter, sempre apresentada como uma tecnologia verde ou ecologicamente sustentável, começa a ser transversal a vários eletrodomésticos, desde o frigorífico à máquina de lavar roupa e loiça. Os fabricantes de ar condicionado apresentam cada vez mais os seus modelos com esta tecnologia. Um compromisso com a inovação e o ambiente. Mas o que significa, na realidade, ter um ar condicionado com a tecnologia inverter?

Esta tecnologia controla o fluxo de energia e regula a forma como produtos que utilizam um compressor inverter funcionam, resultando em menor consumo de energia e menos ruído produzido. O fluxo quer-se constante, sem picos de energia, sem a necessidade de ligar e desligar. No caso do ar condicionado, atinge-se mais rapidamente a temperatura pretendida e esta mantém-se sempre no mesmo nível, com ajustes constantes da rotação para garantir a continuidade, sem altos e baixos. Assim, consegue-se poupar até 60% de energia em comparação com o compressor tradicional. Para perceber melhor esta comparação e apenas como breve apontamento, o compressor tradicional tem oscilações durante o seu funcionamento e liga/desliga para manter a temperatura programada, o que leva a um maior consumo de energia e a um maior ruído. Por aqui, é já fácil perceber que pode economizar energia com o ar condicionado que escolher.

Conheça os modelos Inverter da Mitsubishi!

A importância de uma correta instalação!

Vamos insistir na importância de uma correta instalação do seu ar condicionado. Esta pode efetivamente poupar energia. Damos aqui o exemplo do disjuntor adequado. O disjuntor deve possuir a amperagem necessária para a potência do equipamento, evitando que este esteja sempre a causar o desligamento da energia. Escolher uma empresa certificada e profissionais experientes e credenciados está na base de uma completa e adequada instalação… Sem riscos de fugas, sem falhas desnecessárias, sem custos extras de manutenção e de funcionamento. A Megaclima é a sua empresa! Contacte-nos!

Localização da unidade condensadora (exterior)

Dizer que a unidade exterior não influencia o consumo de energia é um mito. Já sabemos a importância da correta localização da unidade interior. O que acontece é que há pouca sensibilização para onde se deve instalar a unidade exterior. Esta deve ser instalada num local com boa circulação de ar. Se o ar quente fica condensado junto à unidade exterior, esta deixa de conseguir libertar mais ar quente e isso força mais o motor. O resultado é que o aparelho consome mais energia, demora mais tempo para climatizar e até pode não conseguir atingir as temperaturas desejadas.

Mantenha o ar condicionado na temperatura adequada

Embora não haja um consenso absoluto, a maioria considera que a temperatura ideal para deixar o seu aparelho ligado é a de 23ºC. Sabia que pode economizar até 50% de energia na conta mensal se mantiver esta temperatura? Se baixar ou aumentar demasiado a temperatura-alvo, o ar condicionado vai gastar mais energia para manter a diferença de temperatura entre o ambiente exterior e o interior. E não é só a sua carteira que agradece, a sua saúde também! Nos 23ºC, o ar não ficará muito seco e não haverá uma grande diferença que poderá, eventualmente, provocar um choque térmico.

Aproveite a luz natural

As lâmpadas convencionais emitem muito calor, o que vai aumentar a temperatura da casa. O efeito é que vai querer uma temperatura mais baixa e vai pedir ajuda ao ar condicionado! O nosso melhor conselho é o de desligar as luzes durante o dia, enquanto estiver com o aparelho ligado, aproveitando a luz natural. Se conseguir, substitua as lâmpadas da sua casa pelas de LED, que praticamente não emitem calor, economizam muito mais energia e duram muito mais que as fluorescentes.

Programe a função sleep para economizar energia

Quando for dormir, o ideal é usar a função sleep e não a função timer. O que acontece é que esta função sleep permite baixar a temperatura inicialmente numa temperatura favorável para descansar. Depois, de maneira gradual, aumenta a temperatura para relaxar o corpo e ajudar o utilizador a ter um sono profundo. Por fim, a temperatura mantém-se para que, ao acordar, se sinta revitalizado. Isso diminui o consumo de energia porque a temperatura é modificada de modo a exigir um menor esforço e consequente ruído do equipamento.

E sem achar de mais, não se esqueça da manutenção!

A manutenção preventiva periódica vai garantir o correto funcionamento do ar condicionado. Não falamos só da limpeza de filtros das unidades interiores, mas também da deteção e correção de fugas, da verificação do circuito de circulação do gás refrigerante, bem como de todas as componentes mecânicas do equipamento. Conheça aqui os contratos de assistência e manutenção da Megalima!

O primeiro passo a dar é o de contactar a Megaclima. Pode telefonar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. Esperamos pelo seu contacto!