Quero um ar condicionado A+++

Atualmente, ao comprar qualquer equipamento, quer seja de climatização ou qualquer outro eletrodoméstico, a eficiência energética é das características mais importantes. Ter um ar condicionado A+++ é a preferência do cliente. A necessidade de poupança e sustentabilidade ambiental é uma preocupação de todos nós, como consumidores ou fornecedores.

O Enquadramento Diretivo da Etiquetagem Energética

A Diretiva de Etiquetagem Energética, n.º2010/30/UE foi transposta para o direito Português através do Decreto-Lei n.º 63/2011 de 9 de maio, em que se estabelecem os princípios e as obrigações gerais da etiquetagem, através da definição das indicações de consumo de energia e de outros recursos, em produtos relacionados com energia.

A DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia – é a entidade coordenadora da aplicação deste enquadramento em Portugal.

A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – é a entidade responsável pela fiscalização do cumprimento do decreto-lei.

A DGC – Direção Geral do Consumidor – faz a fiscalização da publicidade, assegurando que, sempre que se divulgue um produto abrangido pela etiquetagem energética, há uma referência à classe de eficiência energética do mesmo.

Escala de Eficiência Energética

A escala de eficiência energética de produtos apresenta tipicamente sete classes, entre A+++ a D. Um ar condicionado A+++ está no topo da escala. E é este equipamento de que precisa.

É importante destacar que a diferença de eficiência entre escalas não é linear e varia com cada categoria de produtos. As diferenças de eficiência nas classes A podem ser muito significativas, com produtos de classe A+++ a consumir até menos 30% do que um produto de classe A.

Outro ponto de realce é o de que a etiqueta energética compara equipamentos equivalentes, ou seja, com as mesmas características técnicas e que tenham sido testados nas mesmas condições. Por exemplo, não dever-se-á comparar um ar condicionado portátil com um ar condicionado mural. Por outro lado, dever-se-á comparar, dentro do mesmo modelo, equipamentos da mesma potência.

A Etiqueta Energética nos Ares Condicionados

A etiqueta energética que caracteriza os equipamentos de ar condicionado é uniforme, sendo a distinção relativa às funções de aquecimento e/ou arrefecimento. No mapa da Europa, indica-se para os três climas (mais quente, médio e mais frio) a carga de aquecimento expectável e respetivo consumo anual para garantir as condições de conforto necessárias. Saiba aqui como ler uma etiqueta energética!

Comprar um ar condicionado A+++ é a escolha certa. Mas, a par de tudo o que já foi escrito, há que deixar o alerta de que um consumo consciente está na base do respeito ambiental. É tão simples como não deixar ligados aparelhos elétricos sem qualquer necessidade. Mesmo quando ligados em stand-by, estes consomem energia e podem alterar o valor da conta da eletricidade, no final de cada mês.

Na Megaclima pode encontrar um ar condicionado A+++ de variadas marcas! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt e conte-nos tudo sobre o que precisa e deseja.