Como é comum escrevermos e ler noutros artigos, a instalação de ar condicionado deve ser responsabilidade de um técnico especializado. Trata-se de uma tarefa muito específica, demorada e requer várias etapas para que o equipamento funcione de forma adequada e eficiente. Uma das etapas muito importantes na instalação é decidir o espaço onde colocar cada unidade do ar condicionado. Fique com algumas noções.
restrições gerais
Existem restrições gerais que se prendem não só com manutenção do ar condicionado como também com a exposição do mesmo a certas substâncias. Assim, ao instalar cada uma das unidades pense na manutenção e assistência de que poderá necessitar. O local deve ser de fácil acessibilidade. No que respeita a exposição a certas substâncias, como gases de combustíveis, óleos e enxofre, há que ter atenção para não haver danos e comprometer a performance e vida útil do equipamento.
Unidade Interior – evaporadora
O posicionamento da unidade interior é muito importante numa correta instalação de ar condicionado. Não deve haver canos por perto: instalar o ar condicionado numa parede com canos de água e esgoto é o mesmo que dizer acidente! A probabilidade de causar uma fuga é muito grande, o que significa mais obras e mais custos.
Por outro lado, há que garantir uma boa circulação de ar: cortinas e móveis robustos, por exemplo, podem impedir a circulação do ar e, consequentemente, retardar o alcance da temperatura desejada.
Evite as paredes com forte exposição solar: quando instalado em paredes que recebem forte incidência do sol, o ar condicionado pode ter o seu rendimento comprometido. O aquecimento da superfície aumenta a temperatura do ambiente e faz com que o equipamento trabalhe mais para garantir o arrefecimento.
Unidade Exterior – condensadora
Descurar o posicionamento da unidade exterior é um erro! Tal como o próprio nome indica, é um equipamento de exterior. Não a instale num ambiente fechado! Para um bom funcionamento da unidade exterior, uma ventilação adequada é essencial.
Atenção à estrutura de suporte: esta deve ser resistente e adequada, tendo em conta o peso e as vibrações da unidade condensadora.
Condições ambientais devem ser consideradas: chuvas e ventos fortes e muito sol podem danificar este equipamento. Pergunte ao seu instalador se não será necessário algum tipo de proteção.
Distância entre as unidades
As distâncias mínima e máxima entre as unidades interior e exterior são medidas muitos importantes na instalação de ar condicionado. Estas variam de modelo para modelo, mas há que ter em mente as seguintes indicações:
– se a distância for menor que o mínimo estipulado pelo fabricante, pode provocar excesso de vibração, ruído e até danificar o compressor.
– se a distância for maior que o máximo permitido, além da perda de carga comprometer o desempenho do equipamento, o excesso de refrigerante vai comprometer a sua vida útil.
A Megaclima instala o seu ar condicionado com todo o rigor e confiabilidade! Por que não solicita uma visita gratuita do nosso técnico? Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt