Refrigeração e climatização

Dois conceitos que são muitas vezes referidos como sinónimos erradamente. A climatização deve ser tomada como uma área muito abrangente, onde entra a refrigeração, a par do aquecimento, da ventilação, desumidificação, humidificação e até purificação do ar.

CLIMATIZAÇÃO

Damos o nome de CLIMATIZAÇÃO ao processo em que, num espaço fechado, se consegue atingir a temperatura desejada, os níveis de humidade ideais, num ambiente com boa ventilação e um ar purificado. É um contexto vasto, onde se enquadram diversos equipamentos, sendo o ar condicionado, certamente, o grande protagonista.

REFRIGERAÇÃO

O processo de REFRIGERAÇÃO assenta na remoção do calor. Esta redução da temperatura e da manutenção da temperatura pretendida pode ser conseguida por meios mecânicos ou naturais. Se descrevermos os sistemas mais simples de refrigeração mecânica, estes utilizam 4 componentes principais: compressor, evaporador, condensador e dispositivo de expansão. Estes componentes estão interligados por tubagens, por onde circula internamente um fluido refrigerante, que se evapora facilmente a baixas pressões quando recebe calor.

Existem inúmeras aplicações para a refrigeração, eis algumas delas:

– Conservação de alimentos;

– Congelamento rápido de alimentos;

– Transporte aéreo, marítimo e terrestre de alimentos frescos e/ou congelados;

– Produção industrial;

– CLIMATIZAÇÃO.

Não há dúvidas de que climatização e refrigeração andam de mãos dadas e ocupam um lugar de destaque nas nossas necessidades de bem-estar e conforto térmico. E neste contexto, à semelhança de muitos outros, na sociedade atual, tem sido crescente a preocupação com o consumo energia e, também, com a qualidade do ar interior. Fornecedores e consumidores unem-se nesta tendência de poupança e consciência ambiental. Daqui resultam modelos tecnologicamente mais avançados e de menor consumo, com a utilização em massa da automação, possibilitando uma maior eficiência na distribuição do ar, ambientes mais limpos, economia de energia e maior controlo do funcionamento dos equipamentos.

Porque acompanhar a evolução é preciso, sendo esta uma máxima transversal a todos os mercados, também o nível da instalação, assistência e manutenção técnicas tem de ser o mais eficaz e modernizado. Falamos de máquinas que, embora sejam intuitivas do ponto de vista do utilizador, requerem exigência e profissionais cada vez mais capazes. A Megaclima, com mais de 25 anos no mercado, aposta em formação contínua dos seus quadros, conseguindo apresentar-lhe excelentes soluções quer no que toca a climatização quer em termos de assistência e manutenção técnica.

Por isso, não hesite e ligue-nos já para o número 219253300! Estamos sempre preparados para aconselhá-lo, enviar-lhe uma proposta de equipamento adequada às suas necessidades e até podemos agendar uma visita de um técnico especializado sem qualquer custo!