Faça um consumo de energia sustentável

Sim, fazer um consumo de ar condicionado eficiente e sustentável também depende de si. Não se trata só de comprar um bom equipamento, com especificações assentes num fabrico de componente ecológica. Passa também pela sua atitude e, sobretudo, como usa o ar condicionado!

Um tema que não podia ser mais atual: a sustentabilidade! O consumo de energia moderado é, sem dúvida um indicador neste contexto. E o mercado da climatização não fica indiferente a esta urgência. Fabricantes são unânimes no cumprimento dos requisitos para a produção de modelos de ar condicionado mais ecológicos, mais eficientes, mais sustentáveis. Conseguir sempre produzir com fim a uma etiqueta energética A+++ é um dos objetivos.

Etiqueta de eficiência energética

Tire um tempinho para perceber como se lê a etiqueta energética do ar condicionado e já falamos melhor sobre o que tem de fazer para conseguir um menor consumo de ar condicionado.

Já sabemos que de acordo com a tipologia, o ar condicionado pode ser distinguido entre o ar condicionado monobloco ou de janela (apenas uma unidade de funcionamento compacta, atualmente muito pouco produzido), o split (unidade interior e exterior) e multi-split (1 unidade exterior para várias unidades interiores). Fazemos esta distinção para esclarecer que podem existir diferentes etiquetas, em sintonia com cada tipo de equipamento. Na imagem abaixo, poderá perceber o que nos diz uma etiqueta energética de ar condicionado.

Reduza o consumo de energia do ar condicionado

Agora, passemos à ação e vejamos como pode fazer do ar condicionado um aliado da sustentabilidade, com baixo consumo de energia. Vamos dar-lhe algumas dicas!

A compra mais correta é a mais sustentável

– Comece por aqui. Quando comprar o seu equipamento deve ser bem informado! O nosso grande conselho é optar por um modelo com a tecnologia inverter. Já o explicámos várias vezes, a tecnologia inverter é responsável por um funcionamento estável, sem picos de energia. O que se pretende é ajustar a velocidade de rotação do motor do equipamento, com vista a um funcionamento contínuo e não intermitente.

– Fazer uma compra correta é também ter em conta o dimensionamento do ar condicionado. É fácil perceber que um aparelho com 18000 BTU consome mais energia do que um aparelho de 12000 BTU, por exemplo. Mas optar por um equipamento com potência menor do que o indicado para o espaço aumenta muito o consumo de energia. O esforço para climatizar o ambiente vai ser maior. Sabe fazer um cálculo térmico correto?

– Na sua compra, prefira modelos tecnologicamente mais avançados. Existem modelos cujas funções permitem poupar no consumo elétrico do ar condicionado. A função timer, que permite ligar e desligar o equipamento é muito importante neste objetivo de poupança. Existem modelos que já registam dados de desempenho e permitem fazer download dos registos de funcionamento para estar atento aos gastos de energia. Pense nisso!

Uma instalação profissional

E depois da compra, atenção à instalação! Não falamos só tecnicamente. O local onde vai colocar cada unidade é de extrema importância. Quanto à unidade interior, esqueça a proximidade de janelas, lâmpadas e outros equipamentos e fontes de valor. Também não deve ser um local com forte incidência solar. A unidade exterior deve ser instalada em locais secos, abrigados da chuva, evitando-se também zonas fechadas, confinadas, sem circulação de ar, como o interior de telhados e áreas de serviço.

Se não se tiver em consideração estes conselhos, já para não falar dos danos propriamente ditos, pode comprometer a performance do seu equipamento, fazendo-o trabalhar mais do que o necessário. O resultado desta equação, como já deve ter calculado, é um maior consumo de energia.

Quanto à manutenção…

Esta nunca deve ser descurada! Manter os filtros limpos, por exemplo, evita gastos desnecessários de energia. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçam o aparelho a trabalhar mais e, consequentemente, este vai consumir mais energia. Também dever-se-á verificar se as laterais e o fundo do equipamento estão desobstruídos. Se mantiver uma manutenção com regularidade (de seis em seis meses), o ar condicionado vai ter um menor consumo de energia.

Já conhece os nossos planos de assistência e manutenção?

As nossas atitudes

Como começámos por dizer, o menor consumo do ar condicionado não depende apenas das especificações técnicas, da potência ou funções deste. A nossa atitude e modo de uso do equipamento também impactam a economia e sustentabilidade. Para tirar total partido das potencialidades do ar condicionado e, mesmo assim, reduzir a fatura da eletricidade no final de cada mês:

– Aposte no isolamento

O isolamento de uma habitação é fundamental. Será este isolamento que vai garantir uma climatização adequada, já que vai impedir quaisquer fugas de calor ou frio.

Feche portas e janelas

E não se esqueça dos estores e cortinados! Ao fazê-lo, está a evitar a saída de calor ou entrada de frio e vice-versa. A eficácia do ar condicionado é potenciada, o espaço fica climatizado mais rapidamente e com menor consumo de energia. Não queremos dizer com isto que deve acabar com a ventilação. De todo! Permitir a circulação do ar é muito relevante. Mas estipule horários para o fazer. De manhã, é sempre bom deixar a casa “respirar” um pouco mais.

– Use e abuse do temporizador

Usar o timer e configurar o tempo de funcionamento do aparelho evita esquecimentos e gastos desnecessários.

– Preste atenção às temperaturas

Não permita mudanças bruscas de temperaturas. Sabia que o consumo energético aumenta 7% cada vez que aumenta a temperatura em apenas 1ºC? A temperatura ideal da sua casa deve rondar os 18ºC e os 22ºC. A configuração da temperatura desejada não tem custos e permite poupanças significativas.

Já ouviu falar… Dos consumos em standby?

Desligar um equipamento apenas no comando remoto é deixá-lo em standby. É como se estivesse em modo de espera e continua a consumir energia. No geral, os consumos em standby na sua casa podem representar até 10% da sua fatura de eletricidade.

Somos profissionais de climatização há mais de 25 anos. Aqui, na Megaclima, a missão é valorizar a necessidade do cliente, com foco na total satisfação! Quer mais conselhos sobre como poupar no consumo do ar condicionado? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.